0



Introdução:

Eu estou de volta, Siiim! Mas hoje estou abordando um assunto de servidores e redes, e será uma série de tutoriais que tentará explicar a fundo sobre os servidores físicos, irei tentar explicar até como montar um servidor virtualizado com projetos open source!


Mas enfim, oque é servidor? Do Grosso modo, servidor é uma maquina central aonde se realiza as operações de uma rede. No ramo corporativo utilizamos servidores para muitas coisas como: Servidor de Arquivos, Servidor de Implantação do Windows, Servidor de Active Directory, Servidor DHCP, Servidor DNS e até Servidor SA:MP!
O SA-MP pode ser considerado um servidor pois uma quantidade considerável de jogador estará enviando e recebendo pacotes de atualização (ele terá uma conexão) para um determinado IP, e se houver quaisquer problema nesse transporte, poderá haver falta de conexão.






Redes:

Mas afinal, oque é rede?
Uma rede é aonde tem um computador ou mais em um mesmo roteador/modem/switch. Um belo exemplo é a minha casa, tenho atualmente 3 computadores de mesa e 3 notebooks, então minha rede contém 6 IP's pois cada dispositivo se torna um IP, que é renovado cada vez que reinicio meu roteador(Observação: Quando digo que renicio meu roteador eu apenas desligo e ligo! Pois se eu realmente reiniciar ele eu estarei restaurando as configurações de fábrica),
esse ip é renovado porque seu roteador se reconecta novamente na rede e isto gera um ip novo que seu roteador terá que gerenciar, e chamamos esse "gerenciamento" de DHCP.


  • Oque são IP Público(IP Externo) e IP Local(IP Interno) ?

  • IP Público é um aonde irá apontar para sua rede, se você ir no site meuip.com.br ele irá mostrar o ip de sua REDE e não de seu computador. Agora IP Local é aonde o roteador gera um ip para cada maquina de sua rede, assim podendo acessar a internet. Para descobrir o seu IP na rede, basta abrir o prompt de comando e digitar ipconfig, uma bela explicação sobre isso é a imagem a baixo:


  • De uma olhada na imagem: 



  • O IP Público é 200.207.158.35, os IP's Local são: 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4.





  • Oque são DNS, IP, Gateway, IPV4, IPV6, NAT ?

  • Interessante essa pergunta, pois todos esses fatores são encontrados em qualquer site e/ou rede externa(alguns com IPV6). Você já deve ter ouvido falar deles e eles são muito importante para o funcionamento de um site ou uma rede. Muitas vezes a falta de alguns desses fatores pode deixar alguém sem conexão







  • IP

  • IP É uma identificação de uma rede e/ou dispositivo. Hoje em dia tem vários dispositivos que utilizam IP para identificação em uma rede, temos Computadores, Notebooks, Celulares, Tablet, Caixas de som, Impressoras, Datashows ec.. E Hoje em dia chamamos internet das coisas porque temos muitos dispositivos distintos que utilizam IP para comunicação. Se você abrir seu CMD (WINDOWS + R) e digitar ipconfig aparecerá o seu ip de identificação na rede.

  • Meu IP é o IPV4 Address..Mas você já se perguntou que quando você abre um servidor as outras pessoas não conseguem se conectar por esse ip? Isto se chama NAT, É meio complicado de entender mas quando se entende se fica fácil!








  • IPV4

  • IPV4 é o famoso protocolo da internet versão 4, "IP Versão 4" aonde são separados em varias setores cada informação que enviamos pela internet, é um assunto um tanto quanto complexo pois ele engloba qualquer computador/notebook ou qualquer coisa que quer se comunicar em uma rede e/ou internet, ele foi inventado junto com a internet e de lá pra cá está ficando muito escasso bem, na verdade ele já acabou e apenas poucas empresas tem IPv4 Sobrando, como a Google, IBM, Apple entre outras. Essas empresas compraram algumas faixas de ip quando ainda estavam escassos e hoje já acabou! Mas você deve estar se perguntando, Se o IPV4 Já acabou, como ainda estamos navegando na internet pois precisamos dele para estar na internet?
  • Quando o protocolo IPV4 estava acabando, eles criaram alguns serviços como DHCP (como já foi citado neste post) e o famoso NAT que faz uma espécie de rodízios para não precisar usar vários IP's públicos e é oque vamos aprender a seguir:








  • NAT

  • O Serviço NAT, foi desenvolvido para diminuir o uso de IP Público, permitindo uma espécie de "rodízio" entre máquinas da mesma redes, mas para entender realmente oque é o NAT, você precisa entender oque é IP Públic e IP Interno, se você não aprendeu aconselho ir ao começo do tutorial e re-ler essa parte.
  • Basicamente o Serviço NAT, faz um roteador gerar vários IP Locais através de um IP Público que apenas serão localizados dentro de uma rede específica, vou tentar explicar:

  • Meu IP Público é: 155.165.123.106 e em minha casa contém 6 dispositivos, antes do serviço nat a minha rede iria consumir 6 ips públicos!

  • 115.156.165.216
  • 123.321.056.026
  • 254.125.235.145
  • 124.155.165.143
  • 135.165.145.135
  • 155.254.023.165

  • Como já tava escasso, iria consequentemente acelerar o fim do IPV4. Com o serviço NAT, eu teria apenas UM ip público e 6 IP's Locais! Eu teria por exemplo o IP 155.165.123.106 meu roteador/switch iria dividir em 6 ips locais, ficando:

  • 192.168.0.1
  • 192.168.0.2
  • 192.168.0.3
  • 192.168.0.4
  • 192.168.0.5
  • 192.168.0.6


  • Todos esses IP's acima externamente são 155.165.123.106, irei mostrar uma imagem a seguir que irá explicar perfeitamente oque estou falando:



  • Legenda da imagem: 
  • 123.35.48.166 é o ip publico
  • 10.0.25.1 é a nossa gateway

  • 10.0.25.11 é nosso ip interno
  • 10.0.25.12 é nosso ip interno
  • 10.0.25.13 é nosso ip interno

  • se você quiser que eles sejam localizados externamente e diferencia-los o próximo passo é usar PORTAS de acesso. 








  • IPV6

  • Em meados de 2011 ~2012 foi oficialmente implantado o IPV6 "IP Versão 6" que foi principalmente criado para o grande problema de faltade IPV4, aonde não é usados números decimais e sim hexadecimais, ao invés de 4 passou a ser usado 8 grupos de caracteres e uma total otimização no cabeçalho IP. Algumas Países já chegaram essa tecnologia e muitos outros ainda não e muitos professores dos quais aprendi me garantiram que até 2019 o protocolo IPV6 Seria globalmente utilizado no mundo todo. Mas como não chegou ainda no Brasil e eu acho que irá demorar muito mais que até 2019. O grande problema desse protocolo IPV6 é que não é compatátivel com IPV4, assim alguns países que adotarem ele se deixaram de conectar com os outros que ainda não adotaram o mesmo. Bom, sobre o protocolo IPV6 eu não irei me extender muito pois no momento ele não é tão utilizdao no SA-MP e muito menos no Brasil.


  • Hoje Alguns sites hoje são compatíveis com IPv6, você pode testar eles usando este site (http://validador.ipv6.br/) que irá verificar se o site é realmente compatível. Você também pode verificar se sua internet/computador/navegador é compatível com IPv6 acessando o site: http://test-ipv6.com/index.html.pt_BR







  • Gatway

  • Gateway é basicamente uma ponte, aonde se conecta na internet. Toda rede de computadores deve ter gateway para se conectar na internet e é nele que é definido a faixa de IP que iremos receber, pois se meu gateway for 192.168.0.1 em minha rede terá dispositivos de 192.168.0.2 até 192.168.168.0.254 ou se meu gateway for 10.0.0.1 em minha rede terá ip de 10.0.0.2 até 10.0.0.254.

  • Como pode se ver na foto, meu gateway é 192.168.15.1 então minha rede pode ter IP's na faixa de 192.168.15.2 até 192.168.15.254.





  • DNS

  • Todo site que você acessa, é na verdade um IP! Ele apenas recebe um nome para facilitar a nossa vida, veja o site da google.com:

  • Domain Name System é aonde se gerencia os "nomes" de redes ou seja, dando nomes para endereços de IP.






  • Portas port forwarding
  • Você deve estar se perguntando, se em minha rede tem vários IPs e é apenas um ip que identifica minha rede, como as pessoas sabem aonde está meu servidor e conseguem jogar? E é aí que o Protocolo de Portas entra em ação! É ele que faz a diferenciação em uma rede exemplo:

  • meu IP Público é 200.207.177.35, mas em minha rede tenho 3 computadores e eu quero abrir um servidor SA-MP. Então o roteador irá gerar os seguintes IP's Internos:

  • 192.168.0.2
  • 192.168.0.3
  • 192.168.0.4


  • Minha máquina é o IP 192.168.0.3 e usarei a porta 7777 (padrão SA-MP). Para os jogadores que irão acessar meu servidor, precisarão pegar meu IP Externo e adicionar a porta 7777, pois é assim que meu roteador vai encontrar a minha máquina entre as 3 da rede. E também podemos botar online mais de um servidor com a mesma faixa de IP apenas mudando as portas!
  • Mas lembre-se: Para poder abrir as portas, contacte a empresa que você utiliza internet em alguns casos é necessário "desbloquear" a PORTA do modem/roteador para funcionar. Lembrando também que existem portas específicas para cada tipo de uso, como WEB, FTP etc.. Para consulta-los clique aqui.




Finalizando

Como você pode notar, esta série de tutorial é totalmente voltado para o meio corporativo aonde engloba todos os pontos de a criação de um servidor e também redes, configuração e alguns detalhes técnicos que tenho conhecimento. Eu acredito que falta alguns tutoriais como este na board para incentivar o aprendizado sobre internet, esta é minha contribuição espero que gostaram!






Créditos:
- Glaubert Suyan Dácio



Abraços!

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.