0


Há um tempo atrás, eu estava pensando em uma maneira de monitorar os discos de um NVR pois como ele grava em qualidade alta, os arquivos das gravações ocupam muito espaço e consequentemente enchem o HD  muito rapidamente. Então desenvolvi um script para poder me informar por email quando o disco está cheio e precisa ser esvaziado.


Primeiramente vamos abrir a pasta que armazena as gravações do NVR, para saber aonde está esta pasta basta acessar o seu NVR pela web e acessar as configurações e apertar na opção CONFIGURE Irá aparecer logo abaixo o destino que fica as gravações, confira na imagem:


Como você pode ver, no meu equipamento as gravações ficam no seguinte diretório: nano /srv/unfi-video/videos/  Então posso simplismente utilizar o comando para criar um arquivo:
nano /srv/unfi-video/videos/verificar.sh 

Eu utilizo muito nano, mas tem pessoas que preferem o vim ou vi. Use o editor de sua preferência, pois a maioria dos tutoriais do blog será usado nano haha. Após criar irá abrir uma tela sem nada escrito e é só jogar o comando abaixo:
#!/bin/bash

#Criando Variaveis
espaco=`du -sk | awk '{print $1}'`
#espaco=1048571000

#Verificando o espaco
cd /var/log
#cd -
echo $espaco

#Comparando o espaco
if [ $espaco -ge 1048571000 ];
then
#echo "Estorou"
sendEmail -f monitoramento@myserver.com -t meu_email@hotmail.com -u "MONITORAMENT - NVR" -m "O Disco Rigido do NVR Esta cheio, Favor Verificar\n\n\n\nMensagem Automatica do sistema.!" -s mail.myserver.com:25 -xu monitoramento@myserver.com -xp
mailpassword
else
echo "Espaco em ordem"
#echo  $espaco
#echo "1048571000 "
fi

Este código pega a quantidade do disco que está sendo utilizada em bits e verifica se está abaixo ou igual ao tamanho do HD.Caso seu disco seja de 1 TB, irá ser cerca de 6871947673600 bits. Se você for bom de matemática e fizer as contas, verá que o valor  será menor que 1024gb. Fiz isto propositalmente pois quero que ele avise quando estiver chegando perto desta marcação eu posso acessar e excluir as gravações antigas.

Caso você não for bom de matemática igual eu e deseja converter gb para bits é só acessar este site que faz esta conversão online. Caso tiver dúvidas e como mandar email usando terminal do linux, acesse meu outro tutorial que explica como mandar email pelo linux.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.